
Se você acha que São Paulo é só trânsito, trabalho e caos, tá na hora de rever seus conceitos. A maior cidade do Brasil tem muita arte, história, cultura, verde e gastronomia boa. Tudo junto, misturado e pulsando o tempo todo.
Se liga nesse roteiro que eu preparei para o primeiro episódio do CHECK-IN pela capital paulista. Um passeio completo por alguns dos lugares mais incríveis e surpreendentes da cidade. Bora?
Comece pela Avenida Paulista: o símbolo da cidade que nunca dorme
É quase impossível visitar São Paulo e não passar pela Paulista. O coração da cidade reúne tudo: gente de todo canto, prédios históricos, arte, música, gastronomia e cultura. Dá pra começar o dia explorando a Japan House, um espaço moderno que conecta Brasil e Japão em exposições, arquitetura e experiências sensoriais.
📍 Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Na mesma avenida, o MASP é parada obrigatória. Além da arquitetura icônica, o acervo é de encher os olhos com obras de grandes nomes da arte brasileira e internacional. Além de ser considerado um dos principais museus do Brasil. Grátis às terças-feiras.
📍 Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
A poucos passos, o Sesc Avenida Paulista completa o combo com atividades culturais, exposições e uma vista panorâmica da cidade no topo do prédio.
📍 Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo
Respira e relaxa no Parque do Ibirapuera
Não tem como falar de São Paulo e não citar o Ibirapuera. O parque é um respiro verde no meio da cidade. Ideal pra caminhar, pedalar ou só dar aquela parada entre um rolê e outro. Passeio obrigatório na capital.
📍 Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo
Centro histórico: tradição, fé e história
Quer conhecer as raízes da cidade? Vai até o Marco Zero e depois entra na imponente Catedral da Sé. A arquitetura gótica impressiona por dentro e por fora.
Dá um pulo no metrô (vale a experiência!)
Usar o Metrô de São Paulo pode parecer algo do dia a dia, mas é também uma forma prática e rápida de conhecer diferentes regiões da cidade. E algumas estações, como a da Sé, são verdadeiras obras de arte subterrâneas.
Vista incrível no Farol Santander
O Farol Santander é daqueles lugares que surpreendem. Lá do alto, a vista da cidade é de tirar o fôlego — e ainda tem exposições, instalações artísticas e até um café charmoso. E se der sorte, você vê a bandeira tremulando lá do topo, com o skyline paulistano ao fundo.
📍 R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
Onde comer (e muito bem): Boteco do 28 e Vila Hermosa Bistrô
No alto do mesmo prédio do Farol, o Boteco do 28 tem comida gostosa com uma vista de cair o queixo. Já o Vila Hermosa Bistrô, comandado por Hedras Graf, oferece pratos autorais e um ambiente acolhedor no coração da Vila Nova Conceição.
📍 Boteco do 28 – R. João Brícola, 24 – 28º andar – Centro
📍 Vila Hermosa Bistrô – R. Clodomiro Amazonas, 858 – Vila Nova Conceição
História em cada andar do Edifício Martinelli
Primeiro arranha-céu do Brasil, o Edifício Martinelli é cheio de histórias — inclusive a da mansão que o próprio Martinelli construiu no topo do prédio pra provar que ele era seguro.
📍 R. São Bento, 405 – Centro Histórico de São Paulo
Beba um drink dentro de um cofre
O Bar do Cofre SubAstor é uma experiência à parte. Localizado dentro de um antigo cofre de banco, o bar é elegante, misterioso e com uma carta de drinks de respeito. Um dos meus lugares favoritos em SP.
📍 R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
Sambódromo do Anhembi: muito além do carnaval
Fechamos o roteiro no Anhembi, espaço que respira samba o ano todo. Quem nos recebeu foi a Luana Maneschi Moré, que contou tudo sobre os bastidores da maior festa popular do Brasil — e como o sambódromo segue ativo durante o ano.
📍 Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo
Curtiu o roteiro?
São Paulo é intensa, criativa, diversa e cheia de surpresas. Se quiser ver tudo isso em movimento, com dicas práticas e experiências únicas, corre no YouTube e assiste ao episódio completo do CHECK-IN na capital paulista, e ainda tem a segunda parte desse post, hein!
Te espero lá!