São Paulo já recebeu mais de 2,2 milhões de estrangeiros em 2025

Crescimento segue a tendência nacional e reforça o papel do estado como principal porta de entrada de turistas internacionais no país

O turismo internacional em São Paulo segue em ritmo acelerado. Nos dez primeiros meses de 2025, o estado recebeu 2.232.188 visitantes estrangeiros, consolidando-se como o principal destino de chegada de turistas do exterior no Brasil. O número representa crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 1,83 milhão de visitantes, segundo dados da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

O avanço paulista acompanha a tendência nacional: entre janeiro e outubro deste ano, o Brasil já soma 7,6 milhões de chegadas internacionais, alta de 42,2% sobre 2024, o maior volume da série histórica para o período. Somente em outubro, foram 587 mil entradas, um novo recorde para o mês.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números refletem uma estratégia mais ampla de reposicionamento da imagem do país no exterior.

“O Brasil está superando a visão limitada de destino de sol e praia. Estamos mostrando nossa diversidade, e São Paulo tem papel central nisso — é um estado completo, com turismo de negócios, cultura, gastronomia e experiências únicas”, afirma Freixo.

Argentina lidera, Chile e EUA completam o pódio

Os argentinos continuam sendo os maiores visitantes do Brasil, com quase 3 milhões de entradas entre janeiro e outubro — um crescimento de 85% sobre o mesmo período do ano passado. Em seguida, aparecem Chile (661 mil visitantes) e Estados Unidos (614 mil). Uruguai e Paraguai completam o ranking dos cinco principais emissores.

Além de fortalecer o turismo internacional, o aumento das chegadas reforça a imagem de São Paulo como vitrine da hospitalidade brasileira. A cidade tem se consolidado como hub turístico e cultural, combinando infraestrutura de ponta com atrações que vão de museus e centros gastronômicos a parques urbanos e eventos internacionais.

Quer ver São Paulo além do óbvio?

No episódio do CHECK-IN gravado na capital paulista, Lucas Nascimento explora a cidade por um ângulo diferente, entre sabores, arte e muita adrenalina. Assista ao episódio completo e descubra porque São Paulo é o coração pulsante do turismo brasileiro.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *