O dicionário Aurélio define a palavra fracasso como insucesso. Ser fracassado em algo é você nunca ter resultados, não sair do lugar, não ter nada de bom pra contar aquele respeito. Que área da sua vida está assim? Hoje vamos focar no fracasso da vida financeira, especialmente, do jovem.
Vou direto ao ponto, sem rodeios: se você é extremamente dependente de alguém financeiramente, precisa sempre que outra pessoa esteja dando dicas, arrumando um empreguinho, uma entrevista, um bico pra você, cobrando uma atitude sua. Se você está desempregado e nunca sai para distribuir seu currículo, não tira a bunda da cadeira para planejar seu futuro e mal sabe o que quer da vida. Se sua mãe/pai vive pegando no seu pé porque você não arruma emprego, você nunca tem condições de se bancar sozinho, mesmo sendo maior de idade, tenho duas notícias para você. A ruim: você é um fracassado. A boa: você pode deixar de ser agora!
Vamos à alguns passos que com certeza vão te ajudar a sair dessa:
1º Seja humilde para reconhecer sua situação
Só pode ser curado aquele que admite estar doente. Só pode mudar aquele que admite ter um problema. Olhe bem para sua vida e se ela não está da maneira que você quer admita: ‘Eu tenho um problema e preciso tomar uma atitude para isso mudar’. O orgulhoso tem sempre o fracasso por perto, porque nunca admite que precisa ser diferente.
2º Tenha vergonha na sua cara
Desculpe falar assim, mas às vezes só acordamos quando levamos um chacoalhão. Se sua vida está ruim a culpa não é dos seus pais, do governo ou da vida que é injusta. É sua! Então se revolte contra a sua situação de fracasso, não aceite mais a vida de miséria, reúna forças e parta pra cima do problema. Se mexa, pense e planeje o que deve ser feito para sair dessa situação. A maioria das pessoas tem preguiça de pensar. Se você quer mudar de vida não seja um preguiçoso. Planeje o que quer o como vai fazer para alcançar!
3º Mão na massa!
Deixe de ser uma patricinha/playboy e vá à luta! Faça um bom currículo, imprima dezenas de cópias e saia distribuindo em várias empresas. Chegue no local, peça para falar com o responsável do RH e peça para deixar seu currículo ali. Aproveite para fazer seu network (rede de contatos). Se você conhece alguém que pode ajudá-lo, vá atrás e se mostre interessado e esforçado para conseguir um emprego. Hoje em dia há também milhares de sites que hospedam seu currículo e enviam vagas para seu e-mail. Se cadastre em todos que puder.
Man Walking up Ladder to Clouds.
4º Agora chega né?
De maneira alguma! Não pare, não cruze os braços, não se acomode! Não é porque você já distribuiu seu currículo que vai ficar esperando uma vaga cair no seu colo. Faça algo para ter dinheiro enquanto o emprego não chega. Sabe fazer doces, salgados, bijuterias? Faça e saia para vender! Vou contar uma experiência minha: Estava desempregada então resolvi fazer salada de frutas e vender na rua mesmo. No começo dá vergonha, mas depois fui pegando o jeito. Através disso consegui vários contatos de pessoas importantes de várias empresas. Eles viram meu esforço, minha garra e vontade de trabalhar, porque fizesse um sol escaldante ou no frio eu estava lá trabalhando duro. Resultado: vários deles pediram pra eu trabalhar na empresa deles! Acabei entrando na Vivo, com boas chances de crescimento. Depois de um tempo saí, pois tinha objetivos em outra área, mas se quisesse com certeza teria crescido lá dentro.
Talvez você seja uma pessoa que reclama, acha que só para você as oportunidades não chegam. Errado! Você é mole. Desculpe mais uma vez, mas a oportunidade vem para aqueles que se mostram disposto a conquistá-la. Em vez de se sentir triste, use isso para se revoltar e vencer!
5º Fé
Tenha crença em você mesmo, em primeiro lugar. Acredite no seu potencial e que pode vencer. Tenha fé em Deus e faça uma aliança com Ele. Com vocês dois juntos eu afirmo com toda a certeza: é IMPOSSÍVEL não ter vitória! Sugestão: a reunião de segunda-feira na Universal dá uma mega injeção de ânimo. Vá lá orar a Deus e busque direção do que fazer.
6º Perseverança
Nunca desista! Não se diminua. Se o resultado não chegou agora, continue firme em sua decisão e você colherá os frutos do seu próprio esforço.
Mãos à obra!
Socorro, sou um(a) fracassado(a)!
Por. Rafaella Rizzo
compartilheisso@outlook.com