O que tem do seu “lado avesso”?


Imagine uma blusa que você gosta muito, e na hora de lavá-la você à mancha, que chato, sua blusa favorita está manchada, como vai usá-la? Com essa mancha não dá! Mas aí você percebe que a mancha foi do lado avesso, nossa que alívio não é verdade? Você pode continuar a usar a sua linda blusa, quem vê o lado avesso da sua blusa? Ninguém, logo, você poderá usá-la tranquilamente, ninguém vai ver a mancha mesmo. 

Agora você sabia que nós também temos nosso lado avesso? Isso mesmo, nós seres humanos, assim como as roupas, temos nosso lado avesso. E assim como o lado avesso de uma roupa pode esconder manchas, nosso lado avesso também esconde muitas coisas sobre nós.

Lembra daquele dia que você teve aquele pensamento? Ninguém ouviu, ninguém soube, e na mesma hora você até se assustou por ter pensado tal coisa? Pois é aquele pensamento ficou no seu lado avesso, e aquele sentimento? Talvez uma paixão pelo namorado da sua amiga, ou aquela vontade incontrolável de esganar alguém, aquele plano mirabolante para se dar bem em cima de alguma situação, vontade de contar aquele segredo que confiaram a você, todos os tipos de sentimentos, vontades, pensamentos, ideias um tanto quanto obscuras por que não assim dizer?

Do nosso lado avesso fica guardado tudo aquilo que não queremos que ninguém veja ou perceba, nosso lado obscuro, sombrio, a parte de nós que está cheia de manchas, mas assim como aquela blusa, essas manchas são do seu lado avesso, do lado de dentro, e quem vai enxergá-las? Ninguém além de si mesmo, é estranho nos olharmos dessa forma, mas é como diz aquele ditado: “ninguém é totalmente bom”.

Um fato, todos nós temos nosso lado avesso cheio de coisas que não queremos expor a ninguém, o que pensariam de mim ou de você se descobrissem as “manchas” que guardamos em nosso lado avesso? Os traumas, as dores, não, seria se expor demais e correr o risco dos pré julgamentos sem um mínimo compreendimento, melhor deixá-las lá no lado avesso, escondida, e vamos continuar usando o “lado bonito” aquele que não temos vergonha que ninguém veja, aquele que está dentro dos “padrões” que exigem em nossa sociedade, o modelo “perfeito” de pessoa que tentamos mostrar todos os dias quando saímos de casa para nosso trabalho, escola, faculdade, para nossa família, sim esse lado é o que devemos mostrar, o avesso vamos deixar pra lá, só quem o vê somos só nós mesmos.

E você, o que tem do seu “lado avesso”?

Por. Valquiery Souza
compartilheisso@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *