Está tendo problemas de relacionamento? O smartphone pode ser o culpado, de acordo com um novo estudo da Universidade Brigham Young. A falta de mensagens, pode fazer um namoro mais difícil, mas também pode ser uma grande fonte de frustração e insatisfação à longo prazo em relacionamentos mais sérios.
![]() |
Estudo verificou que mais de 82% dos casais já mandou mais de uma mensagem por dia ao parceiro. (Foto: reprodução). |
De acordo com o site Huff Post, pesquisadores da Universidade Brigham Young fizeram um estudo com mensagens de texto associando elas a insatisfação no relacionamento entre homens e mulheres.
Os pesquisadores estudaram os hábitos de 276 adultos com idades entre 18 e 25 anos (38% estavam em um relacionamento sério, 46% estavam ‘se conhecendo’ e 16% eram casados), e todos tinham que preencher um extenso questionário de avaliação de relacionamentos, que incluiu perguntas sobre o papel da tecnologia em suas vidas amorosas.
Os pesquisadores descobriram que o uso de mensagens de texto como uma forma de se desculpar, após as brigas ou para tomar decisões foi associada a um declínio na qualidade do relacionamento para mulheres. Já para os homens, a queda na qualidade do relacionamento foi relacionada com mensagens de texto enviados com muita frequência.
Claro, as mensagens de texto tornaram-se uma parte central de relacionamentos de muitos casais, 82% dos entrevistados relataram que já mandaram mensagens várias vezes por dia. E não é de todo ruim: expressar afeto via texto realmente consegue melhorar o relacionamento.
“A tecnologia é mais importante para a formação de relacionamento do que era anteriormente”, disse a pesquisadora Lori Schade. “A troca de mensagens entre casais passa a ter um efeito positivo sobre o relacionamento também.”
Mas as coisas azedaram quando os casais usam mensagens de texto para discutir a relação, a famosa DR. Para a maioria dos entrevistados, usar os aplicativos de mensagem para resolver brigas ou voltar na mesma página sobre qualquer assunto é prejudicial.
A principio, conversar apenas por mensagens de texto poderia inibir o nível de conexão emocional de um relacionamento. Essas conversas poderiam ser interrompidas por outras mensagens ou qualquer outra distração digital.
“A reação, a decepção e a realidade ocorrem mais rapidamente face a face”, disse o pesquisador Jonathan Sandberg em um comunicado. “Há uma diferença entre mensagens de texto e o olho a olho, que você não consegue ver tão profundamente o outro quanto você deveria enxergar.”
E essa cultura de ser constantemente ligado prejudica mais do que apenas nossa vida amorosa. A maioria dos jovens sente que a conectividade constante está se tornando um pedágio negativo em suas vidas e relacionamentos. De acordo com uma outra pesquisa recente da Intel, mais de 60% dos jovens dizem que não vivem sem tecnologia e que isso pode ser desumanizante.
Ainda assim, a mesma pesquisa constatou que 70% dos jovens dizem que a tecnologia melhora seus relacionamentos. A chave, ao que parece, é encontrar o justo equilíbrio entre ambos.
Traduzido por Lucas Nascimento.