Internautas podem escolher os nomes para os mascotes dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Diferente do que aconteceu com o Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, os nomes dos mascotes para as Olimpíadas e Paraolimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro em 2016, poderão ser escolhidos pelos internautas até 14 de dezembro. 

Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim e Vinícius e Tom. Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentados neste domingo, dia 23. O nome oficial da dupla sairá de uma votação popular que acontecerá até o dia 14 de dezembro. É possível participar no site criado para narrar à história e as características dos embaixadores informais do megavento esportivo.

Os mascotes são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências da cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. “Eles são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque criam um elo emocional com o público e são os verdadeiros embaixadores do evento, com uma conexão especial com as crianças”, explica Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

O conceito mistura ficção e realidade. A história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma mistura da flora brasileira – está sempre crescendo e superando obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes.

Para chegar aos mascotes, optou-se por uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto.

Os conceitos por trás dos nomes:

Oba e Eba – Segundo a definição no site oficial dos mascotes, são duas palavras que querem dizer uma porção de coisas legais: “Alegria! Festa! Amigos! Oba e Eba é o que dizemos quando  estamos muito felizes e queremos que todo mundo fique sabendo”.

Tiba Tuque e Esquindim – Em tupi-guarani, Tiba quer dizer “muito”. Com o sobrenome Tuque, forma a palavra “batuque”, que marca o ritmo do samba. Esquindim lembra ginga, vontade de dançar.

Vinicius e Tom – Homenageiam os músicos e parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que tiveram importância fundamental na Bossa Nova, “movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio de Janeiro”.

Clique aqui e vote em um dos nomes 😀

Confira o vídeo de divulgação: 


Por. Lucas Nascimento | Rio de Janeiro (RJ). 
Com informações da assessoria de comunicação Rio 2016*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.