
Em “Viva – A Vida é uma Festa”, o aspirante a músico, Miguel, faz uma parceria com o trapaceiro encantador Hector em uma jornada extraordinária através do Mundo dos Mortos. A animação estreia nesta quinta, dia 4.
“Viva – A Vida é Uma Festa” se passa no México em dois mundos distintos, mas paralelos: o Mundo dos Vivos e o Mundo dos Mortos. Durante a maior parte do ano esses dois mundos existem separadamente, mas lado a lado em harmonia. E todos os anos, eles se unem de forma mágica.
“O Dia dos Mortos é como se fosse uma grande reunião de família que atravessa a divisão entre os vivos e os mortos”, diz o diretor Lee Unkrich. “Mas não se trata de luto; é uma celebração. É sobre lembrar-se daqueles familiares e entes queridos que já se foram, e mantê-los próximos. Quando fomos convidados a participar do Dia dos Mortos no México, vimos caminhos feitos de pétalas de calêndulas que começavam nas ruas e terminavam em oferendas – altares com fotos de família, comidas preferidas e objetos especiais. Aprendemos que tudo aquilo era feito para ajudar a guiar os espíritos dos entes queridos de uma família para casa”.
As pétalas de calêndulas causaram uma impressão tão forte nos cineastas que quando eles pensaram como conectar o Mundo dos Vivos e o Mundo dos Mortos em sua própria história, eles decidiram construir uma ponte de pétalas laranja brilhantes. “É elegante e mágico”, diz o diretor de arte Harley Jessup. “E lembra os aquedutos do México, Espanha e Itália”.
Segundo Jessup, os artistas projetaram os mundos para contrastar e complementar um ao outro. Os cineastas povoaram cada um deles com uma série de personagens coloridos que compartilham de um objetivo comum: serem lembrados.
Veja o clipe musical oficial do filme
O filme é emocionante e trata com respeito, e quase veneração, a cultura mexicana e a celebração do Dia dos Mortos. A Pixar sabe aproveitar e mostrar que, por trás de um momento que parece ser triste, pode haver festa, celebração e amor.
Sinopse
Apesar de a música ter sido banida há gerações em sua família, Miguel sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar o seu talento, Miguel se vê no deslumbrante e pitoresco Mundo dos Mortos seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho ele conhece o trapaceiro encantador Hector, e juntos eles partem em uma jornada extraordinária para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel.
Dirigido por Lee Unkrich (“Toy Story 3”), codirigido por Adrian Molina (story artist de “Universidade Monstros”) e produzido por Darla K. Anderson (“Toy Story 3”), “Viva – A Vida é uma Festa”, da Pixar, estreia nos cinemas dia 04 de janeiro de 2018.