Você sabe o que são os programas de milhagem? Não? Descubra aqui!

Um programa de milhagem, programa de milhas ou programa de passageiro frequente é um serviço muito oferecido por companhias aéreas para recompensar seus clientes por sua fidelidade, criado pela companhia norte-americana Pan Am nos Estados Unidos. Porém, a prática se popularizou mundo afora e, no Brasil, a cada dia que passa tem ganhado mais força e adeptos.

Os bancos, supermercados, lojas, e postos de gasolina também têm criado programas para incentivar os seus clientes a consumirem mais, e com mais consciência, com a possibilidade de receber diversas vantagens em troco disso.

Para os amantes de boas viagens, como nós, os programas de fidelidade, são extremamente vantajosos pois permitem que uma pessoa com grande acúmulo de milhas faça emissões de passagens aéreas sem custo algum, pagando apenas as taxas de embarque que são cobradas pelos aeroportos.

Para início de conversa, você tem que entender que milhas/pontos é dinheiro. E dinheiro não dá pra gente perder, não é mesmo?!

Como ganhar milhas com o cartão de crédito?

Toda vez que você paga uma fatura do seu cartão de crédito, acumula pontos. Esses pontos podem ser trocados por produtos, utilizados para descontos na anuidade do cartão ou transformados em milhas dos programas de fidelidade Multiplus, da Latam; Smiles, da GOL; Tudo Azul, da AZUL; Miles & Go, da TAP; Avios, da Iberia e Vueling; Flying Blue do grupo AirFrance e KLM; AAAdvantage, da American Airlines, entre outras companhias aéreas ao redor do mundo.

As milhas acumuladas podem ser trocadas por passagens aéreas, para que você viaje à vontade e para qualquer lugar do mundo dependendo do número de milhas que você já acumulou. Além disso, você pode trocar e acumular esses pontos em compras nas lojas parcerias destes programas de relacionamento. Bacana, né?!

Como funciona o acúmulo de pontos em cada cartão?

Ao adquirir um cartão de crédito, você já pode começar a juntar pontos, em alguns outros você precisa se cadastrar nos programas de milhagens existentes. Geralmente, a proporção de pontos acumulados nas compras feitas no cartão é de um ponto para cada dólar gasto. No meu caso, recebo 1,5 pontos por dólar.

Esses pontos ficam acumulados em sua conta e, normalmente, têm prazo de expiração de 2 anos. Mas, atenção: a pontuação varia de acordo com o tipo de cartão, a bandeira e o banco, por isso, é muito importante que você verifique qual é o cartão ideal para você.

Qual é o melhor programa de milhagens do Brasil?

O Brasil possui diversos programas de milhagens que são bastante vantajosos e isso depende muito do seu perfil de acumulador. Mas o que eu mais indico, isso é uma questão pessoal minha, é o Livelo. Por quê?

O Livelo se conecta com diversos outros programas de milhagem e basta uma transferência para que você tenha os seus pontos acumulados aonde você precisa com a quantidade que você precisa. Por exemplo: você quer viajar ao Rio de Janeiro , saindo de São Paulo, e a emissão no Smiles está mais favorável, você transfere os pontos do Livelo para o Smiles e emite sua passagem.

Da mesma forma que, se você quer viajar para Miami, e a emissão está mais vantajosa no Multiplus, é só você transferir do Livelo para o Multiplus e garantir sua trip com a maior vantagem possível. Ou seja, a conexão entre os diferentes programas, na minha concepção, faz o Livelo ser o mais atraente.

Além disso há as promoções de bônus que fazem você dobrar, às vezes até triplicar seus pontos. Sempre que você vir uma propaganda: “transfira seus pontos e ganhe 100% ou 200%”, corre!!!! Você vai dobrar ou triplicar a quantidade de pontos que você tem. Supondo que você tem 10.000 pontos, numa promoção de 100% você ficará com 20.000 pontos. Numa promoção de 200% você fica com 30.000 pontos. BA-BA-DO.

Acesse regularmente os sites dos programas de fidelidade. A maioria das campanhas de bônus são anunciadas nas páginas principais. Lá, você terá acesso a informações sobre o valor do benefício, duração da campanha e perfil dos clientes que podem participar e receber o bônus.

Não tenho cartão de crédito, como faço para pontuar?

É claro que com um cartão de crédito você acumula muito mais pontos de que uma pessoa que não tem um cartão. Mas, como no Brasil ainda há muita gente desbancarizada, tanto por inadimplência, quanto por falta de vontade mesmo, os programas de pontuação deram um jeito de incluir essas pessoas neste mercado.

Algumas redes de supermercados como Carrefour, Extra, Wal Mart e Pão de Açúcar possuem seus próprios programas de recompensas que podem ser transformados em milhas. Basta você fazer o cadastro com seu CPF no site ou aplicativo e em todas compras informar o número do seu documento no caixa, simples, prático e fácil.

Lojas de roupas, lojas de departamentos, variedades, postos de gasolinas e até redes de fast foods permitem e possuem programas de pontos disponíveis para os seus clientes. Basta procurar como fazer para pontuar em cada um deles.

Agora basta você começar a juntar os seus pontos e começar a viajar muito mundão afora. Inclusive, você irá acompanhar por aqui a nossa #Eurotrip em setembro e outubro e, claro, se você quer nos conhecer mais de perto, que tal me seguir no Instagram? É só clicar aqui ou procurar @lucasnascimentp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *