Você sofre de paralisia do sono? Saiba mais sobre a doença

Caíque Schleweis, conta que sofre do problema. 

Quem não gosta de ter uma boa noite de sono não é?! Porém algumas coisas podem atrapalhar nossa noite tranquila. Já ouviu falar em Paralisia do sono? Provavelmente você já deve ter conhecido alguém que teve.

A paralisia do sono é um transtorno que ocorre ao longo do descanso, a Paralisia se dá quando o cérebro acorda, mas os músculos não. Ela acontece quando a pessoa desperta durante o REM (fase mais elevada do sono, que pode ocorrer várias vezes durante a noite).

A paralisia dura em média de 2 a 5 minutos. Durante esses minutos o cérebro desliga algumas funções motoras, dessa forma a pessoa não consegue se movimentar, causando assim desespero em quem passa por isso. Algumas pessoas chegam a ter a sensação de presenças estranhas, tem alucinações e veem coisas sobrenaturais ou que não estão ali no momento.

Caíque Schleweis, 22, conta a experiência:

– Quando a paralisia acontece sinto angustia,medo, tento de todas as formas acordar. Já cheguei a “ver” uma mulher na porta do quarto, quando despertei não tinha ninguém. Outra vez vi uma sombra preta subindo pela cama, entrei em desespero, quando chegou perto despertei e percebi que era meu gato (risos), mas no estado da paralisia não o reconheci.

Prováveis causas:
A paralisia pode ser sintoma de algum distúrbio do sono, pode também ser causada por estresse, cansaço ou ansiedade.

Como evitar:
Pode ser melhorada com o uso de calmantes sob prescrição médica, ou terapias para melhorar a qualidade do sono. Evitar o estresse, insônia e ansiedade também ajudam, porém a Paralisia não tem cura.

O melhor no momento da paralisia é não se desesperar, não ter medo e esperar que o corpo volte a responder os comandos do cérebro.

Por. Beatriz Antunes
compartilheisso@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *