Justin Bieber: acredite e nunca diga nunca!

Vamos viajar agora pela história de um dos maiores ídolos do pop mundial, Justin Bieber, o cantor que move uma geração e que tem, segundo a revista Rolling Stones, o grupo de fãs “mais fiel do planeta”.

Infância

Justin Drew Bieber nasceu em 1º de março de 1994 no St Joseph’s Hospital em London, cidade canadense de Ontário e três meses depois se mudou para Stratford, também em Ontário. É filho de Patricia “Pattie” Mallette e de Jeremy Jack Bieber. Pattie engravidou de Justin aos 17 anos, e cuidou do garoto com sua mãe Diana e Bruce Dale seu padrasto. Os pais de Justin nunca se casaram, e Bieber teve uma infância difícil, chegando a sofrer bullying na escola por não ter os mesmos brinquedos e roupas que seus amigos.
Em 2006, já com 12 anos, Justin decidiu participar do Stratfort Idol, uma competição que acontecia com frequência em sua cidade. Mesmo em desvantagem, Justin termina em segunda posição. Foi quando ele e a mãe tiveram a ideia de colocar seus vídeos no YouTube para que os parentes que moravam longe pudessem vê-lo cantando. Em poucos meses, milhares de pessoas já haviam visto o jovem Justin e sua encantadora voz interpretando músicas de artistas como Chris Brown, Ne-Yo, Justin Timberlake e outros.

Como foi descoberto?
Scooter Braun, ex-executivo de marketing da So So Def Recordings, acidentalmente assistiu um dos vídeos de Justin em 2007. Braun usou a internet para fazer buscas até encontrar fotos de Bieber cantando em frente ao Avon Theater. A partir daí, ele começou uma busca pela cidade de Stratford, procurou até na escola de Bieber, até que conseguiu o contato com a tia, que encaminhou o contato de Scooter para Pattie. A mãe de Justin não queria assinar contrato musical com Scooter por medo de que seu filho se perdesse como tantos outros artistas no meio do caminho, mas Justin e Scooter forçaram a barra até que Pattie aceitou fazer uma viagem para Atlanta, onde o cantor mais tarde iniciaria de fato sua vida musical. Uma semana depois, já em Atlanta, Scooter conversou com o cantor de R&B Usher, que aceitou que Bieber cantasse para ele. Usher ficou encantado e logo fez questão de assinar o contrato com Justin. Em seguida, Usher procurou uma gravadora para Justin a partir de Chris Hicks, que ajudou a projetar uma audição com L.A. Reid, presidente da Island Def Jam Music Group. Braun então se tornou de fato o empresário do cantor.

A carreira de Justin começa!
Em 17 de novembro de 2009, é lançado seu primeiro álbum, “My World”, que conta com seus maiores sucessos, como “One Time”, que tem participação de Usher, “Baby” com

Ludacris, “Somebody to Love”, “Love me”, “Favorite Girl”, “Commom Denominator”, e “One Less Lonely Girl”. Mas antes do lançamento oficial Justin fez uma turnê em rádios dos EUA promovendo o disco, que antes mesmo do lançamento esteve em décimo lugar na Canadian Hot 100 e em vigésimo na Billboard Hot 100. Em 26 de setembro de 2009, “One Time” foi premiada com disco de platina no Canadá e Ouro na Austrália e Nova Zelândia. Era óbvio que o garoto tinha talento e que iria longe. 

Em 2010, pelo fato de sua voz ter mudado devido a chegada a puberdade e a adolescência, Justin lança o disco “My world 2.0”, que nada mais é que a regravação de “My world”, que é considerado um disco EP (extended play) por conter apenas 7 faixas. Também em 2010 Bieber anuncia que fará sua primeira turnê mundial, intitulada de “My World Tour”.

Em 2011, Justin lança seu primeiro filme em 3D, “Never Say Never”, um documentário que conta a história do cantor e que foi recorde em audiência em cinemas de todo o mundo. Também no ano de 2011 o cantor lança seu 3°álbum, “Under the Mistletoe”, que contém canções natalinas. “Mistletoe” é o principal single do álbum. Justin cantou o single “ao vivo” pela primeira vez no Rio de Janeiro em 5 de Outubro de 2011, durante sua passagem com a “My World Tour” em solos brasileiros. 

Justin também namorou a cantora e atriz Selena Gomez. O casal assumiu o relacionamento em 2011, o casal sempre se mostrou muito feliz e sempre tiveram um relacionamento sem máscaras com seus fãs. Selena já foi diversas vezes ameaçada de morte devido ao namoro com o astro, inclusive compôs a música “Who Says” em resposta às ameaças. O relacionamento do casal chegou ao fim no ínicio de 2013. O fim do relacionamento teria acontecido apenas alguns dias antes de uma festa na qual Bieber foi flagrado fumando o que parece ser um cigarro de maconha e por supostas traições por parte do cantor. 

A nova fase na vida e música de Justin começa em 2012 com o lançamento do álbum “Believe”. Com músicas mais “adultas” e coreografias mais “sexys”, Justin se mostra um cantor amadurecido musicalmente. A voz já mudou novamente e as polêmicas envolvendo o cantor passam a ser frequentes. Após o novo álbum bater vários recordes com os singles “Boyfriend”, “As long as you love me”, e “Beauty and a Beat”, Justin decide lançar a versão acústica do álbum no inicio de 2013, mas ainda em 2012 declara que irá sair em sua segunda turnê mundial intitulada “Believe Tour”. 

A turnê contou com 156 apresentações em todos os 5 continentes do planeta, e foi durante ela que as polêmicas envolvendo Justin se intensificaram. A mania de grafitar muros por onde passava fez com que ele fosse mal olhado por pessoas mais conservadoras e pelos famosos “haters” (pessoas que o odeiam). Justin não saia de casas noturnas e boates, diversas fotos foram publicadas onde o cantor era visto com streepers e fumando cigarros suspeitos. Em Londres , o cantor quase agrediu um Paparazzi que o chamou de “mimado e infantil”. 

Durante sua passagem pelo Brasil em Novembro de 2013, as polêmicas só pioraram. Começou em São Paulo, quando, logo após de ser tingido por um “DVD” durante o single “Boyfriend”, Justin abandona o palco e não termina o show. Em seu set list a próxima e última música da apresentação seria “Baby”, a mais famosa do cantor. No Rio de Janeiro, Justin é expulso do “Copacabana Palace”, onde estava hospedado, por tentar levar prostitutas ao seu apartamento. A equipe do cantor aluga uma mansão onde acontecem várias festas. Em uma delas, Justin é gravado por Tati Neves dormindo, fato que virou piada nas redes sociais. O empresário do cantor afirma que Tati estava na festa, mas eles não tiveram nenhum tipo relação. 

Justin grafitou o muro de um hotel abandonado no Rio, o que gerou uma revolta popular de pessoas que não gostam do cantor. Porém, o dono do hotel, semanas após o ocorrido, deu entrevista e afirmou que “Justin é um garoto amável” e que ele tinha autorização para grafitar o muro, o que a mídia não mostrou. O cantor sofreu ataque ferrenho dos canais de TV e jornais do Brasil, vários artistas e jornalistas atacaram o cantor, sem ao menos se preocuparem com os fãs que ele tem no país. A apresentadora Xuxa chegou a proferir um discurso preconceituoso ao afirmar que o cantor seria “bixinha” (termo pejorativo para homossexual). Na Argentina, Bieber teria “varrido” uma bandeira do país jogada no palco durante um show na capital. Ele também abandonou uma apresentação antes do fim por ter passado mal.

Mesmo antes do fim da turnê, Justin anuncia o seu novo álbum “Jornauls” que, segundo ele, é em homenagem e para os fãs, e anuncia o lançamento do seu segundo filme  “Justin Bieber’s Believe”. O álbum Jornauls foi lançado em 10 segundas-feiras com a denominada “Music Mondays”. Apenas as três últimas canções foram lançadas promocionalmente no dia 23 de dezembro de 2013. O álbum traz a desilusão amorosa de Justin com Selena Gomez, com poucas baladas e assumindo um ar de R&B casual, Justin reinventa seu estilo musical novamente. “Jornauls” não é um álbum físico e está disponível apenas para download no iTunes. Repetindo a dose de 2011, Justin canta o single “All That Matters” pela primeira vez ao vivo também no Brasil, no show realizado em São Paulo no dia 2 de novembro de 2013. 

O segundo filme de Justin estreou nas telonas de alguns países do exterior em 25 de Dezembro como um presente de natal dele para os seus fãs. No Brasil, o filme estreou ontem (28) e no primeiro dia bateu recorde de bilheteria com sessões esgotadas, somente em São Paulo às 21 sessões disponíveis do filme na rede Cinemark estavam completamente esgotadas. 

No inicio de 2014 surgem novas polêmicas. Justin, após brigar com o vizinho, decidiu simplesmente atirar ovos em sua casa. O vizinho chamou a polícia, que foi investigar o caso. Na casa do cantor, na Califórnia, foram encontradas drogas, mas o rapper Lil Za assumiu que as drogas eram suas e foi preso. 

O pesadelo: a prisão

Duas semanas depois, também em Los Angeles, veio o pior fato de toda a sua carreira: Justin estava preso, porque, segundo a policia o cantor estava envolvido em um racha e estava sob efeito de bebida alcoólica e drogas. O mundo inteiro acompanhou tudo AO VIVO, a mídia não cansou de enfatizar nos dias recorrentes o quanto Justin era problemático, e passou a imagem de monstro à todos que não o conhecem. Astros como Bruno Mars e Michael Jackson já foram presos em situação semelhante mas por ser Justin Bieber a repercussão gerou mais de 2 milhões de tweets em 2 horas, e mais uma vez o cantor virou motivo de piadas de mal gosto nas redes socias. Justin ficou preso por cerca de 8 horas, e no mesmo dia foi julgado e solto sob uma fiança de US$ 2,500. Dias após a soltura do cantor, o exame toxicológico realizado na prisão revelou que ele não estava drogado e muito menos bêbado, e sim sob efeito do antidepressivo Heparina (o mesmo que resultou a morte de Michael Jackson), e sua queixa e autuação foi retirada, outro fato escondido pela grande mídia. 

Ações Sociais

Justin já passou necessidades quando criança e sabe bem que é ter uma vida privada, por isso o cantor está constantemente “fazendo o bem sem olhar a quem”, quase todos os dias em seus posts no microblog Twitter o cantor instiga aos fãs a “Mudarem o Mundo”. Justin participa do projeto “Pencils of Promises” que visa ajudar crianças carentes a terem um futuro melhor e a acreditar em seus sonhos. Recentemente após o furação que arrasou com as Filipinas, Justin doou US$ 3 milhões de doláres para ajudar a reconstrução do país, e realizou um show gratuito para os residentes locais. Além de doar os direitos de venda de uma de suas músicas ao álbum “Pray for Philippines”  que conta com músicas de vários outros artistas. 

Beliebers – Os fãs! 


Os fãs de Justin são extremamente fieis. Sabem tudo sobre o cantor, até a hora de seu nascimento. Estes são conhecidos como Beliebers – believe + Bieber = Belieber (acredito no Bieber), pessoal pelo qual Justin claramente tem orgulho. Por diversas vezes o cantor foi pego dizendo: “isso é por todos os Beliebers”, “faço isso pelos Beliebers”, “devo tudo aos meus fãs, se não fossem eles eu não estaria aqui”.

Uma das maiores mentiras que já surgiu sobre Justin foi sobre ele ter cuspido em seus fãs. Mais tarde, foi provado que era uma montagem, mas ainda há quem acredite. 
“Eu vejo o Justin como um jovem que se esforçou para colocar seus sonhos em prática e que ama o que faz. Passa uma bela mensagem aos fãs, que ama sua família e que reconhece a Deus acima de tudo. Como qualquer outro jovem ele tem problemas e ainda tenta lidar com a fama. Mas como ele sempre diz, “acredite e nunca diga nunca”, e de que podemos conquistar tudo o que imaginamos, basta apenas ter fé”, diz Sarah Marina Alves. 

“Acreditar e nunca dizer nunca” é a ideologia de vida de Justin Bieber, que hoje comemora seus 20 anos. E eu fiz toda essa reportagem pra chegar até aqui e dizer: eu também acredito no Justin. Eu ainda não consigo encontrar um motivo para que o odeiem, não consegue passar pela minha garganta o fato de que as pessoas preferem ele morto, de que aqui inspirando tanta gente com suas canções. Eu acredito que o garoto de 12 anos com voz potente, hoje com 20, tem ainda muito mais a oferecer. Que ele não é o “monstro criado pela mídia” e que por conhecê-lo mais a fundo sei que o desejo dele é ser feliz, como qualquer outro ser humano. Ele quer mudar o mundo! Nos preocupamos com seu envolvimento com drogas e más companhias, mas nisso ele tem que ter cabeça firme e se superar. E quanto a nós, como diz uma de suas músicas, devemos “orar” para que ele continue cantando e encantando o mundo com sua voz e carisma por muito, muito tempo. 

Ouça algumas músicas do cantor no Itunes, a loja de aplicativos, livros e músicas da Apple. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *