Eu não “deito” e você?


Muitas pessoas são conhecidas por seus bordões, bordões são frases falas usadas por personagens, celebridades ou até mesmo por pessoas do nosso convívio diário. Na maioria das vezes esses bordões acabam se tornando parte de nosso dia a dia, e as vezes mesmo sem perceber acabamos por usá-las em nossa fala cotidiana.

No Rio de Janeiro assim como em outros estados os bordões são muito utilizados no dia a dia da população e acabam “caindo na graça do povo”, quem nunca disse : “Eu devo ter salgado a santa ceia!”? Bordão utilizado por um personagem recente de uma novela. Os bordões são uma linguagem informal usada com humor, sarcasmo, ironia ou até mesmo comparações.

No Rio um bordão vem tomando conta não só do dia a dia dos cariocas mas principalmente nas redes sociais. “Mana não deita!”, muito utilizado pela cantora Anitta, que foi uma das responsáveis pela divulgação desse bordão. Mas o que isso significa?

A proporção foi tanta que até uma música foi gravada tendo o bordão como principal conteúdo, a música “Take it easy” da cantora Preta Gil.

Mas o que isso tem em comum comigo e com você? Para responder a essa pergunta precisamos entender seu significado, e seu sentido figurado. Ao pesquisar descobri que o significado de “mana não deita” é uma: “pessoa que não desiste, não se entrega, que corre atrás de seus objetivos custe o que custar. O “deitar” significa se entregar mediante uma situação adversa.

Em entrevista a cantora Anitta explicou que a famosa frase surgiu entre amigos. “O que me chamou atenção na ‘brincadeira’ é que de uma forma super descontraída e utilizando humor nos ensina uma lição extremamente importante, seja qual for situação que venhamos passar, não podemos desistir (deitar), nos entregar, pelo contrário devemos insistir e ir atrás aquilo que queremos, dos nossos sonhos. ‘Deitar’? NUNCA!”, afirmou a intérprete de Na Batida. 

Eu não “deito” e vocês?

Beijos, até a próxima semana.

Por. Valquiery Souza – Compartilhe Rio de Janeiro.
compartilheisso@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *