A verdadeira humildade


Por. Glayceane de Souza
compartilheisso@outlook.com


A palavra Humildade no sentido Denotativo significa:  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós.

A verdadeira humildade não esconde o brilho próprio da criatura, embora aos olhos da moderna sociedade competitiva, em que se realça o valor das coisas materiais, ser humilde é interpretado como ser fraco, desprezível, despreparado para a vida e, por isso, devem tais criaturas ser passadas paras trás na luta pela vida. Grande e ledo engano!

Geralmente quando as pessoas ouvem falar em humildade a maioria se remete ao pensamento de algo frágil, inferior, de humilhação. Porém a humildade não é auto depreciação ou humilhação; ao contrário, é um dom do espírito, forte, livre e confiante em si mesmo. Todas as grandes figuras da História, em qualquer campo do conhecimento, foram criaturas de forte vontade, vigorosas e determinantes na sua busca de descobrir as verdades científicas, morais e sociais, como o fizeram Sócrates, Jesus, Lincoln, Pasteur, Gandhi, Einstein e tantos outros. A busca do saber e do conhecimento não lhes subia à cabeça, mas lhes saturava de alegria suas personalidades simples, porém de imensa e vigorosa vitalidade. Foram exemplos dignificantes de humildade perante a sabedoria de que eram dotados, pois os homens verdadeiramente sábios são aqueles que sabem que nada sabem. Esse sentimento, que é de verdadeira humildade, não inferioriza ninguém, antes engrandece as criaturas.

Conversando com Algumas pessoas sobre o assunto elas descreveram como veem a Humildade e como ela acontece nos dias de hoje.

“Muitas pessoas confundem ser humilde com ser bobo ou trouxa, humildade é você reconhecer seus erros e não abaixar a cabeça para tudo e todos.” Valquiery Souza – Escritora,  jornalista e colunista do Compartilhe!

“Ajudar quem está a cima de você é um dever, aos que estão na sua mesma posição é gentileza, mas ajudar quem talvez pelas condições que vive é inferior a você ai sim se chama humildade” Thiago Farias – Pastor.

“As pessoas são hipócritas, vamos combinar? As pessoas falam, falam sobre humildade, mas quando se deparam com pessoas assim, confundem as coisas…criando um pensamento equivocado a respeito da pessoa… Eu sou um bom exemplo…tento tratar as pessoal com igualdade sem impor a minha autoridade de Professora…tento ser amiga, parceira…mais sei que não é isso que as pessoas procuram em mim…” 
Luiza Neves – Professora e Bióloga.

Que venhamos a refletir sobre esse valor tão importante que tem sido raridade na População nos dias atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *