Uma aula de história que muitos deveriam ter

Estamos vivendo dias de revolta popular no Brasil e que começou devido ao aumento de R$ 0,20 nas tarifas de condução de ônibus em São Paulo, mas que despertou em milhões de brasileiros a revolta por tudo que o governo os tem feito engolir há anos mas que todos fingiam não ver de tão podre que é. 

Alguns cristãos repudiam os protestos violentamente, não querem que o façam, ou apenas não concordam pacificamente. Mas há um porém, se essa classe de gente entendesse o que uma revolta no passado fez e que transformou a vida de bilhões de pessoas e inclusive a dela. Tenho certeza que mudariam de opinião! Vou explicar! 

Um homem chamado Martinho Lutero era monge da igreja católica na Alemanha em 1500 (ano de descobrimento do Brasil). Naquela época apenas homens cultos e oficiais do clero tinham acesso ao livro mais vendido da história da humanidade a bíblia. Que inclusive estava traduzida apenas para o latim ou seja a minoria clériga conseguia lê-la. Como qualquer outro monge, Lutero teve educação de primeira qualidade ministrada pela igreja, e por ter uma forma de pensar diferente, ele percebeu o quanto era injusto alguns terem o privilégio de ter e ministrar a palavra de Deus da forma como quisesse para o povo, além de manipularem alguns trechos bíblicos. Venda de indulgências (perdão de pecados) e demais atrocidades que Deus nunca impôs para seus servos.

Este homem era revoltado com a situação, deu dor de cabeça para a Igreja católica, ele traduziu a bíblia para o alemão, montou pequenos grupos de estudo, foi descoberto, preso, quase morto, excomungado pelo Papa Leão X. Mas os adeptos de sua opinião lutaram juntamente com ele, reivindicaram os direitos do povo de ter a bíblia em seu idioma para que pudessem entender. E essa revolta trouxe ao mundo o que nós conhecemos por PROTESTANTISMO. 

A revolta, os protestos de Lutero, permitiram que as portas de bilhões de denominações evangélicas, mórmons, ortodoxas, cristãs em geral, inclusive a Universal estivessem abertas hoje. Temos a bíblia em nossas mãos, em nosso idioma e muitas vezes não damos valor algum, mas isso é fruto de algo plantado lá atrás por um homem e seus companheiros que lutaram e reivindicaram, foram perseguidos e até mortos. 

Não reclame dos protestos pelo Brasil, eles estão sendo feitos para que uma mudança imediata ou progressiva nas leis do pais, que vão beneficiar milhões de pessoas no futuro! Antes de criticar ou reclamar lembre-se: Você só conhece Jesus hoje, porque lá atrás alguém protestou por você!

Por. Lucas Nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *